Saiba como evitar o entupimento do ralo do banheiro

Evitar o entupimento do ralo do banheiro pode prever possíveis desgastes
e prejuízos. O bloqueio dos dutos dos ralos do banheiro (dentro do box) é
um dos mais comuns.

E, na maioria das vezes, são provenientes de atitudes cotidianas e impensadas. Entretanto, o dano é extremamente grave, pois está impedindo a água de passar e manter seu caminho até o
esgoto.

O ideal é sempre evitar entupimentos, caso contrário, gera desconforto e, principalmente, gastos financeiros. Por isso, a Hidrosmart Desentupidora preparou este artigo com dicas de como evitar o entupimento do ralo do banheiro.

Saiba como evitar o entupimento do ralo do banheiro

1.0 Manter o banheiro limpo

Muitas vezes, a limpeza do ralo do banheiro não é uma prioridade e o acúmulo de resíduos no local, ao longo do tempo, causa entupimento. Esse é um item óbvio, porém crucial para evitar o entupimento do ralo do banheiro. Fazer uma limpeza periódica nos ralos dos banheiros é uma das dicas valiosas para evitar prejuízos com entupimento.

2.0 Cuidado com os fios de cabelo e restos de sabonete


Para o ralo do banheiro o maior vilão é o cabelo. Por isso, o ideal é abrir o ralo pelo menos uma vez por mês para retirar os fios soltos e realizar uma limpeza. O banheiro é onde a pessoa pode perder uma média de 100 fios de cabelo por dia. É comum que isso ocorra durante uma lavagem ou escovação. Além disso, evite deixar pedaços de sabonete no chão, pois podem ser levados junto com a água para o ralo e acumular nos encanamentos.

3.0 Rede de proteção 

As redes de proteção são ideais para evitar entupimentos no ralo do banheiro. Possuem uma grande variedade de modelos no mercado, como redondas ou quadradas, de metal ou de plástico PVC. Os modelos sifonados fazem ligação entre os canos de descarga e os de esgoto. 

É recomendado não limpar seus pentes e escovas de cabelo durante o banho ou em cima da pia sem uma proteção. O ideal é sempre proteger o ralo ao escovar ou pentear o cabelo. Você pode forrar a pia com algum plástico ou jornal, para depois descartar devidamente. 

4.0 Não use o ralo como uma lixeira 

Sempre evite jogar propositalmente cotonetes, fio dental, papel higiênico, restos de sabonete e toalha de papel diretamente nos ralos. O costume de jogar objetos 

inapropriados dentro do ralo do banheiro é uma das causas comuns do seu entupimento. Ainda que o elemento seja pequeno, por ele não ter sido descartado devidamente, irá se acumular com outros que têm o mesmo destino diariamente. 

Evite desentupir o ralo por conta própria 

Apesar de muitas pessoas ainda tentarem desentupir o ralo sozinhas, é preciso entender que o banheiro é um local propício a germes e bactérias. Sem o equipamento adequado para resolver realmente o problema,este pode acabar se complicando ainda mais. Além disso, há diversos produtos para desentupir que, em muitos casos, acabam danificando ainda mais o encanamento. 

Por isso, o ideal é contar com uma desentupidora especializada em desentupimento de ralo para solucionar o desentupimento. Dessa forma, você garante a qualidade do serviço e a boa estrutura do seu banheiro. 

Conte com a Hidrosmart Desentupidora, uma desentupidora Hidrosmart  com uma equipe experiente e o melhor custo. Para um serviço de qualidade. 

Ralo do banheiro entupido  Como fazer o desentupimento 

O desentupimento do ralo do chuveiro ou banheiro pode ser feito de duas maneiras distintas. Ou manualmente puxando a obstrução para fora ou com a ajuda de alguns produtos químicos ou naturais. 

Também existe a possibilidade de contratar a Hidrosmart  para resolver  o ralo entupido de forma fácil, rápida e eficiente. 

Desentupimento caseiro do ralo do banheiro 

Se a obstrução estiver dentro do ralo ou próximo da entrada do cano, é possível usar as mãos, alicates ou arames para fazer o desentupimento. 

Se a água estiver descendo por que o ralo está cheio de cabelo, o procedimento é simples. Basta retirar a tampa do ralo e retirar todo o cabelo com as mãos (usando luvas de proteção) ou com um alicate de bico. 

O acúmulo de cabelo pode estar localizado um pouco mais para dentro do cano. Nestes casos é necessário utilizar um arame ou cabide desenrolado como um gancho para retirar a obstrução. 

Há também a possibilidade de empurrar a obstrução, caso não dê para alcançar manualmente. Uma mangueira ou um balde pode ajudar a realizar este procedimento. Porém, recomendamos o uso do desentupidor, comumente encontrado em lojas. 

Desentupimento do ralo do banheiro com produtos químicos 

Caso não haja como realizar os procedimentos acima, o próximo passo é tentar usar produtos químicos, naturais ou industriais. 

Tente primeiro utilizar uma solução menos agressiva feita com bicarbonato e vinagre. Para utilizar esse método é importante garantir que a água escoou do ralo. Mesmo que demore, deixe toda a água ir embora. 

Caso o escoamento seja nulo, esvazie o ralo de outras maneiras, utilizando copos descartáveis ou esponjas. 

Coloque ¾ de xícara de bicarbonato de sódio dentro do ralo. Em seguida despeje ½ xícara de vinagre dentro da tubulação. Tampe o ralo com um pano para deixar que a reação química ocorra durante 30 minutos. 

Retire o pano e despeje água quente pelo ralo. A solução de bicarbonato com vinagre é capaz de amolecer o cabelo enquanto a água quente empurra a obstrução. 

Caso essa solução não funcione, utilize abrasivos mais poderosos, como o diabo verde ou soda cáustica. O procedimento é o mesmo do citado acima. 

Porém, muito cuidado! Produtos químicos industriais podem liberar gases perigosos ou reagir gravemente ao contato com a pele. Haja sempre com cautela e utilize equipamentos de proteção. 

Se nenhuma dessas opções funcionar, é hora de chamar um profissional para lidar com a situação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *