Passo a passo de como desentupir calhas


As desentupir calhas demanda alguns processos, mesmo sabendo que elas têm apenas uma função na casa, direcionar a água das chuvas para o local adequado para que a água não molhe a casa, garagem ou varanda, por exemplo.


E quando elas não cumprem o seu papel é complicado, afinal são muitos os
transtornos que podemos ter. Muitas vezes esquecemos que existem as calhas na casa ou no prédio e só descobrimos que elas estão entupidas quando as chuvas chegam. Por isso, é sempre bom estar monitorando as calhas para fazer consertos preventivos.


Ainda assim, se você se esqueceu da manutenção das calhas e elas entupiram, pode ficar tranquilo, pois nós te ajudamos a descobrir como desentupir calhas de maneira fácil e sem riscos


1- Espátula de pedreiro
Uma simples espátula de pedreiro pode te ajudar a desentupir calhas. Com ela você consegue tirar todos os detritos ao longo da calha que possam impedir que a água passe. Passe a espátula por toda a extensão, mas com cuidado para que você não estrague o material ou cause furos. Por isso é preciso que seja feito sem pressa e quando não estiver chovendo.


2- Mangueira
Com uma mangueira você consegue de maneira bem simples desentupir a calha. Para começar pegue uma mangueira de jardim com espessura que passe pela tubulação sem ficar presa. Coloque um pano grande na ponta da mangueira. De preferência um pano velho porque provavelmente não será possível reaproveitá-lo depois.


Insira a ponta da mangueira na parte superior do tubo de drenagem e empurre o pano na abertura do tubo de drenagem até que esteja completamente cheio. Este pedaço de pano irá garantir que a água na mangueira não flua para fora do topo e toda a força da pressão da água será concentrada para baixo para limpar o bloqueio.
Conecte o abastecimento de água à mangueira com força máxima. Quando a água jorra repentinamente do fundo do tubo de drenagem, o bloqueio será eliminado.


Pode usar produtos químicos para desentupir calha?


Muitas pessoas querem recorrer aos produtos químicos para conseguir desentupir uma calha, mas isso não é o mais recomendado e explicamos porquê. O que faz com que esses tipos de produtos ajudem a desentupir calha são as reações que eles têm que são capazes de eliminar os resíduos que bloqueiam os canos.


Mas em muitos casos, os canos são feitos de materiais que não suportam a
reagentes químicos. Com isso, você pode acabar conseguindo sim desentupir calha, mas perde todo o encanamento e acaba tendo um problema bem maior.

Se você tem muita urgência em desentupir a calha e quer arriscar, a primeira coisa a se fazer é certificar-se de qual material é feito a tubulação e saber se não vai queimar ou desgastar por causa do produto químico que será jogado dentro dele.


Mas lembrando, se você não tem certeza do material da calha, não arrisque, chame um profissional para fazer essa limpeza para você. Como evitar que a calha fique entupida. Mais do que saber como desentupir calha é importante que você saiba como evitar que ela fique entupida.

De maneira mais definitiva, usar filtros de calha ajudam a evitar que os resíduos fiquem presos e impeçam a passagem da água. Esses filtros são fáceis de serem aplicados e você encontra em qualquer loja de materiais de construção.

Além disso, estar sempre atento à manutenção das calhas, principalmente antes do período chuvoso é importante. Afinal acabamos nos esquecendo de algo tão simples, mas que quando chegam as chuvas podem acabar dando um trabalhão.


Se há árvores perto da sua casa e principalmente com folhas altas, sempre suba no telhado para ver se não está bloqueando a passagem da água da chuva, pois esse é um dos principais motivos para que as calhas fiquem entupidas.


Também fique de olho se ninguém está jogando nada no seu telhado, pode parecer algo bobo, mas em muitos casos em cima da casa fica repleto de sujeira que acabam caindo nas calhas e entupindo-as.

Manutenção é mais do que importante A manutenção das calhas deve ser feita pelo menos uma vez por ano e de maneira profissional. Chame uma desentupidora especializada para fazer a limpeza das calhas e aplicar os filtros de proteção. Desse modo, você não é pego de surpresa com a calha entupida e causando grandes transtornos no seu imóvel.


Lembrando que não é preciso apenas esperar que a calha esteja entupida para
chamar a empresa especializada. A manutenção é muito importante e quanto mais você se previne, menos transtornos você tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *