Como resolver vaso sanitário entupido

Vaso sanitário entupido é um problema recorrente na maioria das residências. O entupimento pode ser  causado por diversos fatores,  como lixo descartado dentro do reservatório ou irregularidades no encanamento.

Por isso, é muito importante conhecer a origem da obstrução para evitar possíveis transtornos semelhantes no futuro. A consciência dos moradores é a primeira questão que deve ser colocada em prática. Com algumas atitudes simples é possível prevenir este tipo de situação e evitar preocupações. Em função disso, a Hidrosmart Desentupidora elaborou este artigo com dicas valiosas para impedir o entupimento do vaso sanitário. Confira, a seguir. 

Dicas para evitar vaso sanitário  entupido 

1.0 Não jogue lixo no vaso sanitário 

O descarte inadequado de lixo no vaso sanitário é um dos principais motivos que causam entupimento. Muitas pessoas têm o hábito de jogar papel higiênico, absorvente, fio dental, algodão, hastes flexíveis e outros itens na bacia. 

Essa prática gera péssimas consequências, tanto para o meio ambiente quanto para o encanamento da residência. Além de contaminar as águas, esses objetos entopem os sistemas de esgoto e causam prejuízos com manutenção e reparo. 

Portanto, deixe sempre um cesto de lixo no banheiro, de preferência próximo ao vaso sanitário.  É válido também colocar  um aviso na parede do cômodo, orientando os usuários a não descartarem quaisquer objetos no reservatório. 

2.0 Conserte imediatamente os vazamentos 

Qualquer sinal de escoamento de água detectado no local, por menor que seja, deve ser corrigido. Os vazamentos provavelmente são indícios de vaso sanitário entupido, mesmo que sejam discretos e lentos. Portanto, fique atento ao fluxo de 

líquidos e resíduos no banheiro e não deixe de chamar um profissional para verificar o estado do encanamento. 

3.0 Utilize desodorante sanitário liquido 

O desodorante sanitário líquido une limpeza e utilidade em um só item. Além de eliminar o mau cheiro,  ele também diminui os riscos  de entupimento do vaso.  Prefira a versão líquida do produto em vez de utilizar a versão em pedra, pois esta impede a descida da água durante a descarga. Algumas pedras também podem quebrar ou  descolar do vaso com a  pressão da água,  causando  obstruções  no encanamento. 

Mesmo que pareça inofensivo, o cabelo é um dos principais causadores de entupimento nos canos.  Isso ocorre porque uma grande  quantidade de cabelo gruda nos canos e impede a circulação do fluxo da água. Consequentemente, tal atitude gera o problema de vaso sanitário entupido. Logo, o cabelo entra na lista dos itens que não devem ser jogados no vaso sanitário. Lembre-se de checar possíveis fios  caídos pela  superfície do vaso e descarte-os no lixo comum do seu banheiro. 

5.0 Verifique o funcionamento da descarga 

É muito importante verificar o funcionamento interno do vaso sanitário para assegurar que não há entupimentos em foco. Uma dica é retirar a tampa do reservatório,  acionar a  válvula de descarga e  observar  se o mecanismo funciona. 

Cheque possíveis vazamentos e veja se a válvula de enchimento para de funcionar em um nível de água apropriado. 

6.0 Invista em serviços de desentupimento 

A melhor opção para prevenir, resolver e evitar problemas com vaso sanitário entupido é contar  com serviços de  desentupimento  profissional. Uma Empresa de desentupimento possui os melhores equipamentos, especialistas e métodos do mercado para  solucionar transtornos relacionados ao entupimento. 

A desentupidora irá verificar o local, realizar vistorias e examinar os encanamentos e o vaso sanitário. Dessa forma, os colaboradores podem elaborar um diagnóstico preciso e realizar os procedimentos necessários. 

Se você procura por uma Desentupidora, conte conosco! A Hidrosmart 

Desentupidora é a empresa perfeita para solucionar seus problemas com vaso sanitário entupido de uma vez por todas. Nosso canal de atendimento funciona 24 horas e você pode nos chamar para situações de emergência em qualquer momento  do dia. 

Possuímos uma equipe profissional capacitada e temos o melhor custo-benefício do Rio de Janeiro. Além disso, atuamos como desentupidora de ralo, pia, esgoto, caixa de gordura, entre outros locais. Portanto, não hesite!Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre nossos serviços. 

Poucas coisas são mais chatas do que ter que lidar com um vaso sanitário entupido. Principalmente quando o entupimento acontece durante a noite ou em momentos em que há pressa para consertar o problema. 

Felizmente existe uma pletora de maneiras de resolver um entupimento de forma rápida, segura e definitiva. Muitas destas maneiras exigem apenas alguns produtos que encontramos em casa. 

Para te ajudar com este tipo de problema, a Esgotecnica traz para você os métodos mais simples e eficientes para resolver um vaso sanitário entupido. 

Vaso sanitário entupido: O  que fazer

Geralmente a melhor maneira de desentupir um vaso sanitário é através do uso da pressão para empurrar a obstrução pelo encanamento. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, sendo a mais famosa o uso do desentupidor. 

O desentupidor utiliza a pressão para empurrar a obstrução e resolver o problema do vaso entupido. 

Para desentupir o vaso com esta ferramenta, basta colocar a parte de borracha no fundo da bacia (na curva por onde a água passa) e empurrar algumas vezes.O desentupidor funciona muito melhor se estiver submerso. 

Mas eu não tenho um desentupidor? O que fazer? Não se preocupe! A Esgotecnica ainda tem muito mais dicas. 

1.0 Improvisando um desentupidor com garrafa PET 

A garrafa PET é uma excelente ferramenta para ajudar a desentupir o vaso sanitário. Basta cortá-la  ao meio (na horizontal) e  encaixar um cabo de vassoura na boca da garrafa. Agora, assim como no caso do desentupidor, coloque a garrafa na curva da bacia e empurre-a algumas vezes. 

A garrafa fará exatamente a mesma coisa que o desentupidor comercial, sendo assim uma excelente substituta. 

Caso não haja um cabo de vassoura para colocar na boca, basta inserir a garrafa com a tampa. Lembrando sempre usar luvas para realizar este tipo de trabalho. 

Se o entupimento for causado por papel higiênico, pedaços de sabonete ou dejetos humanos, é possível que a água quente seja a solução. A grande maioria destes produtos se dissolve em temperaturas mais altas. 

A água quente enfraquece a obstrução e pode desentupir o vaso sanitário. Porém, este método só funciona quando o vaso já não está completamente cheio e quase transbordando. 

Jogar detergente ou sabão em pó no vaso sanitário antes da água quente pode ajudar a desentupir o vaso nesta situação. Basta jogar um dos produtos e esperar cerca de 20 minutos antes de despejar a água quente. 

3.0 Como usar filme plástico para desentupir a privada 

O princípio do vácuo para desentupir o vaso sanitário também pode ser aplicado de outra maneira. É possível cobrir a entrada do vaso com plástico filme (ou até outros tipos de plástico, como um saco de lixo) para criar um vácuo na hora da descarga. O procedimento é simples, é preciso cobrir a boca da bacia para que não entre ar por nenhuma fresta. Ao dar a descarga, o ar não entra na bacia forçando o vácuo a empurrar qualquer dejeto pelo cano, desobstruindo o vaso sanitário. 

4.0 Como desentupir o vaso sanitário com arame 

Em alguns casos, é possível retirar a obstrução do vaso sanitário manualmente puxando ao invés te empurrando. Para isso é necessário usar um pedaço de arame ou um cabide desenrolado e com formato de gancho. 

Agora basta usar o gancho para tentar puxar o objetivo que está entupindo o vaso. Geralmente este método funciona apenas quando a obstrução é visível e é construída por um único objeto sólido na curva da bacia. 

Porém, dificilmente este é o caso com vasos sanitários. Mas ainda assim, este é um excelente método, apesar de um pouco mais bagunçado. 

De modo geral, recomenda-se não utilizar soda cáustica para desentupir o vaso sanitário. A soca é um produto químico de alto risco e que não deve ser usado sem algum tipo de conhecimento ou treinamento. 

E em todos os métodos é imprescindível o uso de luvas de proteção para evitar o contato direto com a água do vaso sanitário. 

Às vezes a obstrução é mais teimosa do que gostaríamos e é difícil resolver com métodos caseiros. Nestes casos é necessário chamar a ajuda profissional para lidar com o entupimento. 

A Desentupidora Hidrosmart está aqui para te ajudar! Contamos com uma equipe altamente treinada e com os melhores equipamentos e métodos para resolver o seu problema de entupimento de forma rápida e definitiva. 

Não apenas isso, mas também temos serviços 24h, assim você não precisa  ter que parar suas atividades diárias e esperar o horário comercial para resolver o seu problema. 

Entre em contato com a gente, temos a certeza de que você encontrará tudo o que procura em uma empresa desentupidora na região de São Paulo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *